Você sabe a diferença entre sell-out e sell-in?

Atualizado: 28 de Out de 2019

Mesmo para Indústrias com vendas indiretas, cujo produto é vendido para atacados e distribuidores, sabe-se que quem de fato irá consumir esses produtos é o consumidor final. É a atuação do consumidor final que vai movimentar a produção na fábrica, o gerenciamento do estoque e a cadeia comercial como um todo.


E é por isso que conhecer bem os processos de sell in e o sell out é fundamental para potencializar as suas vendas e também compreender tudo o que acontece na trilha do seu produto, desde a produção na fábrica, até chegar nas mãos do consumidor final e se os seus investimentos nesse processo estão fazendo sentido. Porém, esses dois nomes e processos ainda podem deixar muitos gestores confusos. Mas não há com o que se preocupar, os conceitos de sell in e sell out e a diferença entre eles é realmente fácil de entender. Continue a leitura e veja!


O que é o Sell in

Sell in representa a venda que é realizada para revendas, atacados, distribuidores, varejistas e afins, que irão disponibilizar os produtos ou serviços aos consumidores finais. Para que ela ocorra, é preciso que o comprador entenda muito bem todas as suas características: embalagem, preço, manuseio e as vantagens que o produto dele apresenta.



O que é o Sell out

O Sell out representa a comercialização direta ao consumidor final. Para que a venda aconteça, não basta somente disponibilizá-la, mas, sobretudo, ofertá-la adequadamente. Para isso, dessa vez, o cliente final é quem deve ver as vantagens do produto ou serviço quando for consumi-lo.



Ambos, são conceitos complementares. Para entender melhor e, fazendo uma analogia muito utilizada para explicar os termos, imagine agora um tanque de água. O que entra nesse tanque é o sell in e o que sai desse tanque é o sell out.


Partindo desse pensamento, devemos concluir que não adianta a indústria querer apenas encher esse tanque, ou seja, vender seu produto o máximo possível para o distribuidor. Se o distribuidor não conseguir vender esse produto lá na ponta para o consumidor final, o tanque não vai se esvaziar e não será possível colocar mais nada nele. De nada adianta ajustar todo o seu processo de sell in, para que o distribuidor compre ainda mais, se você não estiver conseguindo vender o seu produto ao consumidor final.


É preciso que tanto a indústria quanto o distribuidor realizem um trabalho conjunto em busca das melhores estratégias de sell-in e sell-out e entender que a venda do primeiro só terá eficácia quando atender proporcionalmente às projeções do segundo.


E, desse modo, coletar dados e transformar esses dados em informação estratégica tem uma importância fundamental para o sucesso de todos os agentes da cadeia de distribuição. Ter dados que permitem a indústria acompanhar o comportamento de seu produto na cadeia de valor, como a saída de produtos no canal de distribuição, visibilidade de estoque, média de preço de vendas e, com isso, fazer um melhor planejamento de campanhas, trade marketing e até mesmo de produção de fábrica, geram tomadas de decisão mais eficientes e desempenho mais efetivo de mercado.


Visite o site da Implanta IT Solutions e veja como podemos ajudar a sua empresa a se aproximar do seu consumidor final, coletando dados dos seus canais de distribuição e entregando informação na medida certa e na hora certa!


227 visualizações
+55 (62) 3281-8582
contato@implantait.com.br
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram
© 2011 - 2019, Implanta IT. Todos os direitos reservados.