Inteligência de dados nas campanhas de incentivo: entenda como funciona



Campanhas de incentivo que seguem um plano bem definido tem maiores chances de serem bem-sucedidas. Para isso, o IMA (Incentive Marketing Association), estabelece dez passos para sua implementação. Dentre eles, está o acompanhamento e a administração, que diz respeito à coleta e análise dos dados que demonstrarão os resultados da ação.


Todo bom gestor sabe que, com planejamento, é possível alcançar os objetivos com maior facilidade. O mesmo acontece com as campanhas de incentivo. Quando seguimos com maestria cada passo de sua implementação, chegamos mais perto dos melhores resultados.

O problema é que a etapa de acompanhamento e administração é a mais negligenciada pelos gestores. Na prática, se torna um desafio: coletar, analisar e compartilhar os dados. Por isso, resolvemos mostrar como funciona e, melhor ainda, como podemos descomplicar seu uso, que é tão importante para o sucesso nas campanhas de incentivo.


Como ter acesso aos dados das campanhas de incentivo?

Existem algumas maneiras de acessar os dados das campanhas e gerar, com isso, uma série de insights interessantes. Abaixo, elencamos os modos mais comuns de administrar, rastrear, e ter acesso aos dados, da melhor maneira possível:


● Seguir cada passo do plano de negócios do programa, conforme a linha do tempo;

● Ter, sempre, os dados atualizados de cada participante;

● Configurar um sistema para coletar e analisar os dados;

● Manter o banco de relatórios atualizado;

● Garantir que os prêmios sejam distribuídos conforme o cronograma;

● Acompanhar os relatórios para determinar os resgates e custos dos prêmios;

● Calcular os resultados e o retorno sobre o investimento;


Formas de medi-los?

As campanhas precisam ser monitoradas em curtos espaços de tempo. E esta etapa nos oferece, não só a capacidade de medir os resultados, mas também os processos envolvidos no desenvolvimento do programa.


A maioria das organizações enxerga nas campanhas de incentivo, uma maneira de impulsionar o desempenho dos funcionários e criar sinergia entre eles. Porém, vai além disso. E é nesse ponto que muitos gestores acabam errando. A maioria não se atenta à medição e análise dos resultados dos programas.


Para isso, temos duas formas de medir:

● Medidas de Resultados: analisa o aumento ou a diminuição do desempenho em relação ao objetivo final;

● Medidas de Processo: olha para as ações, que se executadas de maneira eficaz, levarão ao resultado desejado.


Como analisar o retorno financeiro?

Antes de mais nada, você precisa saber que é de extrema importância ter os dados sempre em mãos, pois só assim conseguirá fazer análises mais assertivas e no momento que precisar. Depois de determinar as medidas ideias para a campanha de incentivo e passar a utilizá-las, você poderá analisar os números e recompensar, adequadamente, as pessoas envolvidas.


Mas a dúvida, ainda, de muitos gestores é como saber se as campanhas estão trazendo resultados financeiros positivos. É por meio da Equação de Du Pont, o famoso ROI (Retorno Sobre o Investimento), que conseguimos chegar a esses resultados.


Para isso, basta dividir a renda líquida obtida (após deduzir as despesas) pelo investimento com o programa de incentivo. Veja abaixo:

ROI = Lucro líquido/ Investimento de Incentivo


Utilize a tecnologia a seu favor

Sabemos que é trabalhoso analisar e gerenciar os dados das campanhas manualmente e a tecnologia surgiu justamente para isso, nos auxiliar. Existem softwares que auxiliam na análise dos resultados. Essas ferramentas ajudam a organizar os dados e, ao mesmo tempo, disponibilizam relatórios e informações em tempo real. Essa é uma ótima maneira de as empresas manterem o compromisso com a administração e acompanhamento das campanhas.


Aqui no Brasil temos a Implanta It, que tem grande experiência na coleta, análise e compartilhamento de dados. As ferramentas oferecidas pela Implanta possibilitam a integração com sistemas de campanhas de incentivo, onde eles se integram e geram diversos insights para a tomada de decisões.Quando você pensa em campanhas de incentivo de sucesso, precisa ter em mente que a coleta e análise de seus dados são a chave para seu êxito. É gerando informações e analisando seus resultados que o processo tende a melhorar constantemente.


E então? Nas campanhas de incentivo da sua empresa, é comum coletar e analisar os dados para tomada de decisões? Sua empresa utiliza algum sistema para gerenciar e integrar os dados desses programas? Me conte nos comentários, ficarei feliz em ouvi-lo!


"Sou Rodrigo Ceciliano especialista em campanhas de incentivo, relacionamento e fidelidade, certificado pelo IMA – Incentive Marketing Association.

Meu objetivo é colaborar com empresas e profissionais que precisam e/ou desejam alavancar resultados nas campanhas realizadas."

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